terça-feira, 7 de junho de 2016

Revisão de Matemática - 2º Bimestre

Multiplicação com Números Naturais

José foi ao supermercado e comprou 10 pacotes de arroz para levar para seu restaurante, cada pacote pesava 5 kilos. Quantos kilos de arroz José levou para o restaurante? 




 Para resolver este problema você também pode fazer assim: 
5 x 10 = 50

A multiplicação é uma adição de parcelas iguais. 
O multiplicador indica o número de vezes que o multiplicando será adicionado. Assim, no produto 3 x 7, temos: 



Nome dos termos da Multiplicação

                                    
  


Multiplicar por dois algarismos
Ao multiplicar números de dois algarismos ou mais, você precisará recorrer a adição para conhecer o resultado definitivo. Observe!

 

Como multiplicar 179 x 23 ?

Neste caso, vemos que o número localizado no multiplicador é de dois algarismos, já que está composto por duas (2) dezenas e três (3) unidades e, desta maneira, formando o número vinte e três (23).
O multiplicando está composto por sua vez, por três algarismos: uma (1) centena, sete (7) dezenas e nove (9) unidades. Desta maneira, forma-se o número cento e setenta e nove (179). 

Passo 1:

Faça a multiplicação dos algarismos localizados nas casas das unidades: 9 x 3 = 27. Lembre-se não podemos pôr este número na casa das unidades. Então escrevemos 7 e levamos o número 2 sobre o próximo número localizado à esquerda. Lembre-se de que isto é conhecido como produto parcial.

                  
   

Passo 2:

Agora multiplique 7 x 3. O resultado é 21 e em seguida some a este resultado o número 2 ( neste caso) o qual levamos à casa das dezenas. Você obterá o número 23. Escreva o número 3 e leve o produto parcial sobre o número localizado à esquerda.

Passo 3:

Agora multiplique 1 x 3. O resultado é 3 e some então a este número o número 2 (neste caso) aquele que levamos à casa das centenas. Assim você obterá 5 e terá terminado com o primeiro algarismo. 
       


Passo 4:

Novamente multiplicamos as unidades mas agora fazemos pelo segundo algarismo do número correspondente ao multiplicador. A operação que devemos fazer é 2 x 9 = 18. Escreva o número oito (8) e leve o um (1) sobre o número localizado à esquerda, neste caso, sobre o 7. 
  

Passo 5:

Multiplique 2 x 7 = 14 e some o produto parcial da multiplicação anterior, ou seja, um (1). Assim você obterá um total de 15. Escreva o número 15 e leve o número 1 sobre o seguinte número localizado a esquerda.

Passo 6:

Multiplique 2 x 1 = 2 e some o produto parcial 1. Assim você obterá3 como resultado. Escreva o número e você verá que o total desta multiplicação foi de 358.

 

Passo 7:

Faça uma linha embaixo dos produtos parciais que você obteve e os adicione. Assim você obterá o resultado total da multiplicação.

DOBRO, TRIPLO, QUÁDRUPLO E QUÍNTUPLO
Dobro 

Imagine a seguinte situação:
João tem uma caixa com 5 bombons e Maria tem o dobro. Maria tem quantos bombons em sua caixa? 
Para descobrir a resposta, basta multiplicar a quantidade dos bombons da caixa de João por 2Isto é, a quantidade de bombons de Maria é igual a 5 x 2 =10. Logo, o dobro de 5 é 10.
dobro de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 2.

Triplo
          Maria tem 3 lápis de cor, e sua amiga Ana tem o triplo. Quantos lápis tem Ana?
Para descobrir a quantidade de lápis que Ana tem, basta multiplicar a quantidade de lápisde Maria por 3.  Isto é, a quantidade de lápis de Ana é 3 X 3 = 9. Logo, o triplo de 3 é 9.
triplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 3.

Quádruplo
Juliana tem 2 bolas, seu amigo Rafael tem o quádruplo da quantidade de bolas que ela tem. Quantas bolas Rafael tem?
Para descobrir a quantidade de bolas que Rafael tem, basta multiplicar a quantidade de bolas de Juliana por 4. Isto é, a quantidade de bola de Rafael é 2 X 4 = 8. Isto é, a quantidade de bolas de Rafael é 2 X 4 = 8. Logo, o quádruplo de 2 é 8.
quádruplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 4.

Quíntuplo
Jonas tem 5 bolinhas de gude, Artur tem o quíntuplo da quantidade de bolinhas de gude de Jonas. Quantas bolinhas Artur tem?

Para descobrir a quantidade de bolinha de gude de Artur, basta multiplicar a quantidade de bolinha de Artur por 5. Isto é, quantidade de bolinha de gude de Artur é 5 X 5 = 25. Logo, o quíntuplo de 5 é 25.

quíntuplo de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 5.

  
Como dividir por um algarismo?

Para aprender a dividir corretamente, você tem que começar desde o mais básico até o mais complexo. Nesta lição mostraremos como começar a dividir quando o divisor é de apenas um algarismo.
Antes de mais nada, é importante que você tenha aprendido muito bem as tabuadas de multiplicação já que elas ajudarão a você a resolver de maneira adequada os problemas ao dividir. 
Se você já sabe como usá-las, a divisão será algo muito simples para você, já que dividir é como multiplicar, só que ao contrário. 

Para dividir por um algarismo:

Imagine que você tem que dividir cento e cinquenta (150) bolas de natal para distribui-las igualmente entre 6 árvores. Quantas bolas terá cada árvore?
Para verificar a quantidade, você deve fazer uma divisão na qual o divisor é de apenas um algarismo: o seis (6). Este tipo de divisão é a mais simples que você pode realizar.

Passo 1:

O primeiro que você deve fazer é encontrar um número que multiplicado por 6 lhe dê como resultado o primeiro algarismo do dividendo, ou seja do número 1 neste caso. 

Passo 2:

Neste caso, não vemos nenhum número inteiro que multiplicado por 6 nos dá um, já que seis é maior que um. Portanto, procedemos com os dois primeiros algarismos do dividendo que são 1 e 5, formando o número 15. 

Passo 3:

Então nos perguntamos, que número multiplicado por 6 que nos dá 15? Para isto devemos revisar a tabuada do seis : 6 x 1 = 6, 6 x 2 = 12, 6 x 3 = 18, etc. Como vemos, nenhum número multiplicado por 6 nos dá exatamente 15, mas o que mais se aproxima é o dois (2), já que 6 x 2 = 12.

Passo 4:

Portanto, escrevemos o resultado abaixo do quinze e procedemos fazendo uma subtração: 15 - 12 =3. Escrevemos o três (3) no lugar do resultado e abaixamos o zero (0).

Passo 5:

Ao abaixar o zero ao lado do três, formamos o número trinta (30).  Seguimos então nos perguntando novamente:  Que número multiplicado por 6 nos dá 30? Ao revisar as tabuadas de multiplicação, veremos que 6 x 5 = 30, portanto, escrevemos cinco (5) no lugar do quociente, junto ao dois (2).

Passo 6:

Novamente localizamos o resultado da multiplicação abaixo do trinta e fazemos a subtração 30 – 30 = 0. Terminamos a operação porque obtivemos um zero (0) que quer dizer que é uma divisão exata, ou seja, que 150 dividido por 6 é exatamente 25.
Caso a divisão não tenha dado no final zero (0),  e sim um número que é indivisível por 6, como por exemplo cinco, então o deixamos ali. Este número é chamado de resto. 

Verifique se a sua divisão está certa!


A multiplicação é a operação inversa à divisão. Assim que para comprovar esta divisão vamos inverter os passos.  

No exemplo anterior, devemos buscar a resposta 38/12 = ?,obtivemos um quociente  igual a 3 e um resto igual a 2.
Dividendo : 38
Divisor : 12
Quociente: 3
Resto: 2
Lembre- se de que o resto deve ser sempre menor que o divisor.
 

Passo 1:

Multiplica o divisor pelo quociente, no nosso exemplo : 12 x 3 =36 

Passo 2:

Multiplica o divisor pelo quociente, no nosso exemplo : 12 x 3 =36 

Passo 3:

O resultado que obtivemos foi o mesmo número do dividendo e como os números se coincidem, nossa divisão foi bem-feita.
 Divisão com dois algarismo no divisor

Calcule o quociente, passo a passo:

a) 

O número 264 é chamado de dividendo. O número 22 é chamado de divisor e resultado desta divisão é chamado de quociente.
Como começar? Dos números do dividendo 264, qual é o número que podemos dividir por 22? Será o 2? Não, este é menor que 22. Será o 26? Sim. Este é imediatamente maior que 22. Portanto, vamos marcar o 26 com um tracinho, assim:


Pergunta-se: 26 dividido por 22? Não é 2, pois 2 X 22 = 44. Será o 1? Sim, é a resposta que mais se aproxima de 26, ou seja, 1 X 22 = 22. Nossa continha fica assim:


Multiplica-se 1 x 22 = 22. Pergunta-se: de 22 até 26 existem quantos números? 4 números. Basta subtrair: 26 – 22 = 4. Portanto, nossa conta fica assim:


Vamos jogar para baixo o 4, aquele que está após o tracinho, assim:


Pergunta-se: 44 dividido por 22? Dá exatamente 2. Nossa continha fica assim:

Multiplica-se 2 x 22 = 44. Pergunta-se: Pergunta-se: de 44 até 44 existem quantos números? Zero, basta subtrair: 44 – 44 = 0. Portanto, nossa conta fica assim:


O número 12 é o quociente. O número nulo 0 é o resto. Quando o resto equivale a zero, a divisão é exata.
Conclusão: 264:22 = 12, pois 12 X 22 = 264.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos aprender um pouco mais?